Pular para o conteúdo

Alinare

Home » Blog » Anel solitário: Significado e como usar

Anel solitário: Significado e como usar

Compartilhar

O mundo da joalheria é repleto de clássicos e tradições que possuem o poder de abrilhantar ainda mais os momentos especiais. Uma joia não só encanta, mas ela também eterniza um instante, assim como o Anel Solitário.

Por isso hoje vamos falar sobre um dos acessórios mais tradicionais que existem – os anéis solitários.  

Sem dúvidas você conhece essa deslumbrante joia. Mas você sabe como surgiu a sua tradição e como ela evoluiu ao longo do tempo? 

Significado do anel solitário 

Anel solitário Alinare com fundo vermelho

O anel solitário tradicionalmente é um anel liso e simples com uma gema de diamante cravada ao centro, por isso o nome solitário.  Trata-se de uma elegante e delicada joia que carrega um forte significado e faz parte de diferentes tradições.  

Popularmente considerado o “anel do amor”, ele se tornou o símbolo do noivado ao longo dos anos. Em virtude da dureza e transparência do único diamante presente na joia, o anel simboliza o amor único, puro e eterno do casal.  

Como deve ser um anel solitário?

O que caracteriza um anel solitário é ele destacar uma única pedra, normalmente Diamante ou Moissanite. Mas existem outras características-chaves:

  1. Possuir uma pedra central.
  2. Engaste clássico, o mais comum é o de garra.
  3. Anel em metal precioso, como a prata ou o ouro.
  4. Aro simples, sem muitos detalhes. O que deve destacar é a pedra central.
  5. Joia com alta qualidade.

História do Anel Solitário

Anel solitário elegante e diferenciado

Existem vários relatos atribuídos ao surgimento da tradição dessa joia, porém a história mais comum data o século XV. Quando o arquiduque Maximiliano, da Áustria, ao pedir sua amada Maria de Borgonha em casamento, a presenteou com um anel solitário, o colocando no dedo anelar da mão esquerda.  

Dentro da tradição egípcia, nesse dedo fica a “vena amoris”, veia que corre do dedo anelar para o coração, portanto, considerada a veia do amor.  

No entanto, hoje se sabe que há veias conectadas ao coração em todos os dedos de ambas as mãos. Mas a tradição se estendeu e a preferência pelo uso do solitário no dedo anelar esquerdo permanece. 

Tradições relacionadas ao Anel Solitário

Como o anel solitário é o símbolo do amor e, portanto, não se restringe apenas ao romântico, ao longo do tempo, o seu uso também foi incorporado a outros ritos de passagem. Se tornou tradição os pais presentearem a filha debutante com um anel solitário como um marco do seu adeus à infância. 

Assim como a tradição foi estendida também para os formandos, com o uso do anel solitário com a gema da cor que representa a sua profissão. 

Para além de uma tradição rígida, o uso do anel solitário está ligado às diferentes manifestações de amor. E por isso se torna um ótimo presente para as noivas, debutantes, formandos e para si mesma, afinal, o amor-próprio deve ser sempre celebrado! 

Por isso o mais importante a respeito dessa joia é a relação que a pessoa tem com ela. 

Diante de tantas opções de modelos e designers, como escolher o perfeito? Confira a seguir algumas dicas importantes. 

Como usar?

Anel solitário aplicação mão direita

Ficou claro que os anéis solitários, além de acessórios belos e encantadores, são sinônimos de elegância e sofisticação. E o melhor, existem modelos para todos os gostos, estilos e ocasiões! 

Como as tendências da moda vão evoluindo com o passar dos anos, os clássicos solitários foram ganhando personalidade e designers exclusivos. O tamanho, o tipo, a quantidade e as cores das pedras apresentam variações. Assim como o metal utilizado na joia. 

Por isso, a melhor escolha é o que se adeque ao seu gosto pessoal. Existem opções mais discretas com designers e cores mais singelas e modelos mais deslumbrantes e chamativos.  

Além do mais, não existe muita regra, essa joia pode ser usada de muitas maneiras e combinar com diversas peças. É possível utilizar o anel solitário sozinho, com anel aparador ou com mixes de anéis. Contanto que as joias tenham um estilo próximo, pois a cor e a espessura devem formar um conjunto harmônico de acordo com o gosto pessoal da usuária. 

Aliança com anel solitário

Anel solitário com aliança

A combinação mais clássica e tradicional é o anel solitário com aliança. Podendo agregar com uma meia aliança ou um anel aparador. 

Para conciliar essas joias pode usar uma peça mais delicada e singela com outra mais chamativa, equilibrando os designers e deixando a composição elegante. 

Os anéis solitários além de eternizar momentos especiais, eles valorizam muito o visual. Certamente eles não podem ficar de fora do seu portifólio! A Alinare possui peças modernas com designers exclusivos e encantadores.  

Já pensou em revender lindas joias e garantir uma renda extra? Se sim, clique aqui e entre em contato conosco.

Deixe um comentário