Pular para o conteúdo

Alinare

Home » Blog » Galvanoplastia: Tudo o que você precisa saber na revenda de joias 

Galvanoplastia: Tudo o que você precisa saber na revenda de joias 

Compartilhar

Você conhece a galvanoplastia? É um processo eletroquímico muito utilizado no ramo da joalheria, entre outros seguimentos.  

Essa técnica é fundamental para conferir a beleza e a qualidade que as suas clientes amam! 

Confira a seguir mais a respeito desse procedimento, sua origem e como esse processo funciona. 

Galvanoplastia: o que é? 

A galvanoplastia é um processo eletroquímico, isso significa que acontece a transformação de energia elétrica em energia química ou vice-versa.  

Nesta técnica, a superfície de um objeto é totalmente revestida por uma fina camada de metal através de eletrólise em meio aquoso, ou seja, uma corrente elétrica passa através da água, onde há íons que produzem reações, gerando dessa forma energia química — por isso popularmente esse processo é conhecido como “banho”. 

Além das joias, produtos como torneiras, maçanetas e peças de carros fazem uso desta técnica. 

Mas, por que a galvanoplastia é tão utilizada? 

O objetivo central deste procedimento é conferir proteção a peça, pois através do revestimento o objeto não entra em contato com o ar e a umidade.   

  • A peça adquire proteção contra a oxidação; 
  • Ganha resistência a corrosão; 
  • Adquire maior durabilidade;  
  • Exibe mais brilho; 
  • Além de proporcionar proteção ao objeto contra desgastes devido à sua manipulação e utilização rotineira. 

Com tantas vantagens fica claro o porquê este método é tão utilizado no mundo da joalheria, não é mesmo?  

Mas como será que surgiu a galvanoplastia? Continue lendo e confira como aconteceu a descoberta desta técnica! 

Qual a origem da galvanoplastia? 

Esta técnica surgiu ao longo dos anos através da contribuição de três estudiosos. O primeiro foi o médico Luigi Galvani, entorno de 1790 ele realizou várias experiências sobre bioeletricidade. 

Posteriormente, por volta de 1799 e 1800, Alessandro Volta inventou a bateria. 

Por fim, as descobertas dos dois beneficiaram os estudos de Luigi Brugnatelli, que então em 1805 inventou a galvanoplastia — cunhando esse termo em homenagem ao médico Luigi Galvani. 

Agora que você já sabe como surgiu essa técnica vamos descobrir como acontece esse processo. Confira! 

O que é banho desengordurante?  

O primeiro passo para a realização da galvanoplastia é o pré-tratamento, nesta etapa a superfície da peça é preparada para que esteja aderente. Através do banho desengordurante o objeto fica completamente limpo para receber o revestimento com o metal nobre — garantindo assim a impecável qualidade do produto final. 

Como funciona o processo de galvanoplastia? 

Após a etapa do banho desengordurante ocorre o tratamento e o pós-tratamento das peças.  

Na fase do tratamento, acontece o banho com o metal nobre desejado, como o ouro, a prata ou o ródio, adquirindo assim uma fina camada sobre a superfície da peça. 

Por último ocorre o pós-tratamento, neste momento o objeto passa por um processo de lavagem com água quente ou fria e de secagem em estufa, centrífuga ou através de jatos de ar. 

Viu só que interessante é todo o processo da galvanoplastia? 

No entanto, é indispensável que esta técnica seja realizada por uma empresa especializada na área, com o fim de garantir a qualidade e a segurança em todos os processos. Pois como vimos a galvanoplastia usa água e o emprego de metais pesados, por isso a água utilizada deve passar pelo tratamento apropriado e o descarte correto, para que não haja a contaminação do meio ambiente. 

Nós da Alinare somos especializados neste ramo e garantimos a beleza, resistência e durabilidade dos nossos produtos. Além de assegurarmos a segurança e os cuidados necessários durante todos os processos envolvidos na produção de cada joia. 

Se você ficou interessada em revender joias com impecável qualidade e beleza, seja uma revendedora Alinare! Clique aqui e entre em contato conosco. 

Marcações:

Deixe um comentário